White Papers •

Green Giants: O Coração do Ecossistema de Dados Sustentável na Europa

Green Giants

O ritmo acelerado da transformação digital global está a impulsionar volumes crescentes de criação, armazenamento e utilização de dados. Esta crescente apetência de dados-resultando de tendências como a Cloud, o aumento das redes sociais e do conteúdo de streaming, avanços na aprendizagem mecânica, de sensores e dispositivos ligados à Internet, e o rollout-5G sem fios levou a uma procura crescente da capacidade dos centros de dados, que só se pode esperar que continue.

Historicamente, na Europa, a maior parte da capacidade dos centros de dados tem sido construída em prime centros empresariais e tecnológicos (centrados em Frankfurt, Londres, Amsterdão, Paris, e Dublin – as chamadas localizações FLAP-D). No entanto, esta abordagem está a atingir os seus limites, particularmente devido a restrições físicas no terreno, água para arrefecimento e disponibilidade de energia.

De acordo com este um estudo de Michael Liebreich, da Liebreich Associates e senior contributor da Bloomberg New Energy Finance, os operadores de centros de dados estão à procura de novas abordagens para acompanhar a procura. Segundo o estudo é necessária uma mudança radical se quisermos continuar a poder garantir a transformação digital europeia e, ao mesmo tempo, cumprir os objetivos de zero emissões carbónicas. Espera-se, assim, que surja uma nova onda de centros de dados regionais e ambientalmente sustentáveis “Green Giants ” esteja no centro do futuro ecossistema europeu de dados.

Get White Paper

    Share your opinion