
Sines, 16 de outubro de 2023 – A aicep Global Parques, EllaLink and Start Campus, empresa responsável pelo centro de dados sustentável em hiperescala SINES 4.0, estão a trabalhar em conjunto para criar o ‘Atlantic Hub’, para melhorar a conectividade entre Europa, América do Norte, América do Sul e África.
A parceria, que conta com a colaboração do Governo Português na coordenação de diversas entidades públicas a nível nacional e local, visa estabelecer Sines, Portugal, como um local seguro, neutro, resiliente e de fácil acesso para a instalação de cabos submarinos. Isso inclui:
- Uma solução transparente e abrangente para simplificar o processo de licenciamento e autorização de construção, estabelecendo um ambiente controlado em termos de risco com condições regulatórias únicas para a instalação de cabos submarinos num local estratégico para a conectividade intercontinental;
- A criação de uma “zona de proteção de cabos” em frente a Sines para o pré-licenciamento de rotas de cabos submarinos, garantindo uma proteção reforçada e controlada dos cabos;
- A construção, em Sines, de várias infraestruturas multi-tenant robustas e diversas para cabos submarinos partilhados, conectando o data center de Sines, a Estação de Amarração de Cabos EllaLink (CLS) e outros pontos de amarração de cabos, além da Sines Tech.
Sines thus positions itself as a secure, transparent, and neutral submarine hub, capable of attracting more international cables due to a unique, simplified location, with low risk and high security, connected to large-scale interconnection hubs and data centres, with 100% sustainable energy solutions.
Sines posiciona-se assim como um hub submarino seguro, transparente e neutro capaz de atrair mais cabos internacionais devido a uma localização única, simplificada, com baixo risco e alta segurança, conectada a hubs e centros de dados de grandes dimensões, com soluções energéticas 100% sustentáveis.
“Para criar uma redundância natural e fortalecer o Atlantic Hub, o sistema de cabos submarinos de alta contagem de fibras não repetidas, Olisipo, proporcionará a Sines a diversidade em relação a outras infraestruturas digitais em Portugal, conectando-se a outras amarrações de cabos e data centers.
Espera-se que o Atlantic Hub traga benefícios económicos substanciais para a região, impulsionando a criação de empregos, estimulando a atividade económica local e contribuindo para o crescimento da economia digital. Também pode incentivar empresas de tecnologia a estabelecerem presença na área.
For Afonso Salema, CEO of Start Campus, “o Atlantic Hub permitirá uma enorme redução de risco para novos sistemas submarinos assim como um salto qualitativo de processos geralmente morosos numa indústria que necessita de prazos sempre mais curtos entre a decisão de investimento e início de operação. É, de facto, encorajador contar com a colaboração de empresas parceiras como a EllaLink e com entidades oficiais como a aicep Global Parques que dão força a todos os projetos que olham cada vez mais para Sines como a porta europeia para a explosão da conectividade intercontinental.
Diego Matas, COO da EllaLink, também acrescenta: “Desenvolver um Hub digital e de conectividade é um marco crucial para toda a visão da EllaLink, que começou há muito tempo, quando decidimos pela primeira vez vir para Sines e amarrar um cabo aqui! O Atlantic Hub e o sistema de cabos submarinos Olisipo impulsionarão a interconectividade do país, oferecendo aos novos investidores algo completamente inovador para a região e adicionando vantagens críticas a Sines como uma porta prioritária para a Europa. A EllaLink está firmemente comprometida com o desenvolvimento deste projeto.”
Para Isabel Caldeira Cardoso, CEO da aicep Global Parques: “Temos consciência da importância do Atlantic Hub para a atratividade de Portugal no setor digital. A conectividade internacional é cada vez mais importante, e a região de Sines, devido às suas características intrínsecas, pode ser um motor para o desenvolvimento desse vetor importante na economia nacional. A simplificação em termos de eficiência e eficácia é, sem dúvida, um fator-chave para os programadores, os principais players digitais do mercado. O nosso papel é ser uma entidade ativa e dinâmica neste processo, criando mais riqueza e desenvolvimento sustentável para o nosso país.”
# # #
Sobre a aicep Global Parques
A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., é uma empresa estatal do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, dedicada à gestão de parques empresariais e à prestação das melhores soluções de localização para empresas que desejam instalar um negócio em Portugal, atraindo e promovendo o estabelecimento de investimento nacional e estrangeiro no país.
A aicep Global Parques gere a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, o maior parque empresarial do país, adequado para atividades de energia, indústria, logística e serviços, adjacente ao porto de Sines. O Sines Tech – Innovation & Data Center Hub é um hub tecnológico localizado na ZILS, oferecendo excelentes condições para a instalação de estações de atracação de cabos submarinos intercontinentais e mega centros de dados e computação.
Sobre a EllaLink
A EllaLink é uma empresa privada e independente comprometida em fornecer produtos e serviços com base em Carrier Neutral e Open Access. A Marguerite II, um fundo de capital europeu ativo nos setores de energias renováveis, energia, transporte e infraestrutura digital, é o principal acionista da EllaLink. O sistema de cabos submarinos EllaLink é uma plataforma ótica avançada que oferece conectividade segura de alta capacidade em uma rota transatlântica de baixa latência única, atendendo às crescentes necessidades dos mercados latino-americanos e europeus. A rede EllaLink conecta diretamente o Brasil à Europa, ligando os principais centros de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza a Lisboa, Madrid e Marselha. O sistema de cabos submarinos EllaLink foi construído com tecnologia coerente de última geração, oferecendo inicialmente 100 Tbps de capacidade por meio de quatro pares de fibras diretas entre a Europa e o Brasil. Para mais Informação visite ella.link
Sobre a Start Campus
A Start Campus é responsável pelo desenvolvimento do projeto SINES, um campus de centros de dados Hyperscaler com uma capacidade até 495 MW em Sines, com um investimento de até 3,5 mil milhões de euros. Será um dos maiores campus de centros de dados da Europa e responde à procura crescente de grandes empresas internacionais de tecnologia. Criará até 1.200 empregos diretos altamente qualificados e 8.000 empregos indiretos até 2028. Está localizado em Sines e beneficiará de todas as vantagens estratégicas, tais como sistemas de arrefecimento de água do mar, acesso à rede elétrica de alta tensão, e conetividade através da ligação a redes internacionais de alta capacidade de cabos de fibra ótica com a América do Norte, África e América do Sul. O Projeto SINES será um dos maiores ecossistemas de centros de dados com energia 100% verde a preços competitivos numa localização premium na Europa, que é a porta de entrada perfeita para a Europa e para o mundo.
Para saber mais sobre a Start Campus, visite www.startcampus.pt.
Contactos Media
START CAMPUS
Afonso Vaz Pinto
JLM & Associates
Phone: (+351) 969-658-256
Email: avazpinto@jlma.pt
Ilissa Miller
iMiller Public Relations
Tel: 1.914.315.6424
Email: StartCampus@imillerpr.com
EllaLink
Clara Clasanova
Marketing & Communications Manager
Phone: (+351) 969 894 405
Email : clara.casanova@ella.link