Press Releases •

Start Campus e EllaLink estabelecem parceria para reforçar conectividade entre Europa, América do Sul e África

Mapa Start Campus
  • Acordo promove conectividade de Portugal e prevê ligação entre o futuro Megacentro de Dados e toda a América do Sul e África através de cabo submarino recentemente inaugurado em Sines;
  • Start Campus e EllaLink querem transformar Sines num Hub Digital de excelência a nível Europeu;

Sines, 11 de outubro de 2021 – A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do megacentro de dados SINES 4.0©, um dos maiores centros de dados sustentável da Europa a desenvolver em Sines, Portugal, assinou um acordo com a EllaLink, empresa que recentemente inaugurou a primeira ligação direta de alta velocidade por cabo submarino entre Europa e a América do Sul.

Esta ligação reforça, também, a junção de duas componentes essenciais e que constituem a espinha dorsal da Internet, os Megacentros de Dados e os Cabos Submarinos, que garantem 99% da conetividade digital intercontinental.

A parceria proporcionará um quadro de cooperação entre a Start Campus e a EllaLink garantindo que as infraestruturas interagem, o conhecimento é partilhado e as sinergias são estabelecidas para promover Sines como um novo hub digital em sistemas de redes de dados globais. A parceria entre as duas empresas tem o objetivo de ligar os dois projetos, o que potencia a conectividade de Portugal e da Região reforçando a ligação direta entre a Europa, América do Sul e África.

Hoje, Sines está diretamente ligada a Lisboa e Madrid na Europa, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil. No futuro, a conectividade será estendida a Marselha, Barcelona e Casablanca e, além disso, aos Estados Unidos, Ásia, África e Oriente Médio.

De acordo com Afonso Salema, Managing Director da Start Campus, “assinámos uma parceria com a EllaLink para ligar o SINES 4.0© à América do Sul e África e, ao fazê-lo, explorar todos os benefícios que trará para a conectividade de Portugal e da Europa. Esta ligação potencia os dois projetos e contribui para transformar Portugal num Hub do Mundo Digital e com isso colocar a nossa economia numa área de futuro que trará empregos qualificados e produção de riqueza para o País”.

Para Diego Matas, COO da EllaLink “Esta parceria é um passo importante na afirmação de Sines como verdadeiro polo tecnológico. Com ela, reiteramos a vontade da EllaLink em potenciar a rota existente integrada num verdadeiro ecossistema que oferece elevada capacidade, diversidade, conectividade de baixa latência e numa infraestrutura de última geração”.

A Start Campus anunciou em abril o SINES 4.0©, um Hyperscaler Data Centre em Sines, num investimento de até €3.5 mil milhões. Com capacidade até 495MW, será um dos maiores campus de centros de dados da Europa e dá resposta à crescente procura de grandes empresas internacionais de tecnologia. Criará até 1,200 postos de trabalho diretos altamente qualificados e 8,000 postos de trabalho indiretos até 2025.

Ficará localizado em Sines e beneficiará de todas as vantagens estratégicas como sistemas de refrigeração com água do mar, acesso à rede elétrica de alta tensão, conectividade através da ligação a cabos de fibra ótica internacionais de alta capacidade com a América do Norte, África e América do Sul e utilização potencial de energia 100% verde.

O SINES 4.0© será ambientalmente neutro desde o início tendo uma forte componente de produção de energia verde competitiva, incluindo solar, eólica e no futuro hidrogénio sendo igualmente ambientalmente sustentável, com indicadores de consumo de água e criando PUE (Power Usage Effectiveness) altamente eficientes. Será um dos maiores ecossistemas de centro de dados com energia 100% verde a preços competitivo numa localização Europeia premium, que é a porta de entrada perfeita para a Europa e para o Mundo.

A EllaLink construiu e opera uma nova estação modular de cabos (em inglês Cable Landing Station – CLS) em Sines que acolhe um cabo submarino de 7 pares de fibra ótica com uma capacidade potencial de 190 Terabits por segundo, ligando diretamente Brasil, Cabo Verde, Madeira e Marrocos. Esta CLS também está diretamente ligada aos principais centros de dados de Lisboa e Madrid através de um anel ótico seguro e diversificado.

Full Press Release here.

Share your opinion