Sines, 28 de outubro de 2021 – Luís Rodrigues é o novo Diretor de Operações de Centros de Dados da start campus, projeto SINES 4.0©, assumindo a gestão da operação do Hyperscaler Data Centre 100% sustentável a desenvolver em Sines que, quando estiver concluído, será um dos maiores a nível europeu.
O engenheiro português, especialista em gestão e operações de Data Centres, era, até agora, Data Centre Operations Manager na Google nos Países Baixos, onde geria um dos maiores Data Centres da multinacional norte-americana na Europa. Ao longo da sua passagem pela Google Luís Rodrigues passou, nos últimos oito anos, pela liderança de diversos Data Centres na Europa como Espanha, Itália e Finlândia.
Até entrar na Google, Luís Rodrigues foi Facility and Project Manager na PLM, em Lisboa, onde trabalhou em dois Data Centres da IBM e um da Portugal Telecom. Antes disso foi Facility and Project Manager na LMGE, também em Lisboa, onde trabalhou na gestão e manutenção de diversos Data Centres como IBM Alfragide, SIBS, Montepio e Telvent.
Ao todo, Luís Rodrigues conta com cerca de 14 anos de experiência em operações de Data Centres. É licenciado em Engenharia Mecânica pelo/a Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), onde se especializou em Termodinâmica aplicada. Tem um mestrado em Energia Eólica pela Universidade Técnica da Dinamarca (DTU).
Luís Rodrigues é casado, tem 41 anos, 1 filho, e dedica-se nos tempos livres a fazer desporto, viajar e passar o tempo com família e amigos.
De acordo com Luís Rodrigues, Diretor de Operações de Centros de Dados da start campus, “estou muito entusiasmado com esta nova missão. É um privilégio ter a oportunidade de contribuir no desenvolvimento de um projeto tão inovador e desafiador. É, também, um orgulho fazer parte de uma grande equipa e ajudar a ter um impacto positivo no meu país, Portugal”, diz.
Luís Rodrigues irá trabalhar no desenvolvimento operacional da primeira fase do SINES 4.0©, o NEST, o primeiro Data Centre do futuro Campus que terá 15MW de capacidade, será 100% verde, que terá disponibilidade para 1 a 6 clientes (6 espaços de 2,5MW com uma área total de 5000m2) e cujo valor de investimento é de 100 Milhões de Euros. O NEST deverá estar operacional no início de 2023 (Q1).
Press Release completo aqui.