Press Releases •

A Start Campus estabelece parceria com Nautilus Data Technologies para opções de arrefecimento sustentável no Campus SINES 4.0

Tecnologia pioneira de arrefecimento a água destinada a aumentar a eficiência energética e as capacidades de arrefecimento neste centro atlântico emergente

Lisboa, 6 de setembro de 2023 – A Start Campus, a empresa responsável pelo desenvolvimento do Projeto SINES 4.0 – um centro de dados de hiperescala de 495 MW – e a Nautilus Data Technologies anunciam um Memorando de Entendimento (MoU) estratégico para a tecnologia da Nautilus, para apoiar o arrefecimento sustentável das operações do Projeto SINES da Start Campus.

Nos termos do memorando de entendimento, a Start Campus integrará o sistema pioneiro de arrefecimento com consumo zero de água da Nautilus, uma tecnologia patenteada que comprovadamente aumenta a eficiência energética e as capacidades de arrefecimento em várias fases do projeto. Tal como referido no acordo, a Start Campus e a Nautilus irão trabalhar em conjunto para implementar a tecnologia de arrefecimento durante a Fase 1 da construção, atualmente em curso em Sines. As unidades ajudarão a melhorar os projetos de refrigeração existentes no campus para satisfazer os requisitos de servidores de alta densidade e refrigerados a líquido da Start Campus. Na Fase 2, a Start Campus planeia aproveitar toda a tecnologia integrada da Nautilus e a solução de fornecimento para a sua expansão de 120 MW.

“Na Start Campus, acreditamos em alargar os limites do que é possível no ecossistema dos centros de dados”, afirma Afonso Salema, CEO da Start Campus. . “A Start Campus está sempre entusiasmada por encontrar parceiros dedicados que partilham a nossa visão para um modelo de centro de dados sustentável e eficiente. Esta parceria com a Nautilus alinha-se perfeitamente com a nossa missão de explorar soluções inovadoras que maximizem a eficiência e minimizem o impacto ambiental. Mal podemos esperar para ver o futuro desta colaboração”.

“A Nautilus fornece a infraestrutura de base que, quando combinada com parceiros como a Start Campus, abre caminho para os centros de dados mais eficientes e sustentáveis”, afirma Rob Pfleging, CEO da Nautilus Data Technologies. “A parceria com a Start Campus, visionária no sector dos centros de dados, permite-nos elevar a eficiência e a gestão ambiental das nossas soluções. Juntos, estamos a remodelar o plano cenário dos centros de dados do futuro.”

O acordo assinado solidifica a ambição partilhada da Start Campus e da Nautilus de revolucionar o desenvolvimento de centros de dados através da inovação ecológica. A sua experiência combinada promete moldar o futuro da indústria, adotando práticas sustentáveis e soluções de arrefecimento avançadas.

À medida que a parceria evolui, ambas as entidades preveem que o sistema patenteado de arrefecimento a água da Nautilus desempenhe um papel integral nos projetos da Start Campus. O objetivo mútuo é incorporar toda a amplitude da tecnologia de ponta da Nautilus em projetos futuros, impulsionando uma maior eficiência e sustentabilidade no sector dos centros de dados.

Para mais informações sobre o projeto SINES da Start Campus, visite https://www.startcampus.pt/en/.

Sobre a Nautilus Data Technologies

A Nautilus Data Technologies está a liderar a inovação em centros de dados sustentáveis com soluções de centros de dados arrefecidos a água, que fornecem a velocidade mais rápida para o mercado, reduzindo o impacto na natureza. A infraestrutura da Nautilus é projetada, construída e operada para a sustentabilidade e eficiência, oferecendo resultados de desempenho inigualáveis. A empresa está sediada em San Ramon, CA, e opera globalmente com uma rede crescente de fornecedores e desenvolvedores internacionais. Para mais informações, visite https://nautilusdt.com

Sobre a Start Campus

A Start Campus é responsável pelo desenvolvimento do projeto SINES, um campus de centros de dados Hyperscaler com uma capacidade até 495 MW em Sines, com um investimento de até 3,5 mil milhões de euros. . Será um dos maiores campus de centros de dados da Europa e responde à procura crescente de grandes empresas internacionais de tecnologia. Criará até 1.200 empregos diretos altamente qualificados e 8.000 empregos indiretos até 2028. Está localizado em Sines e beneficiará de todas as vantagens estratégicas, tais como sistemas de arrefecimento de água do mar, acesso à rede elétrica de alta tensão, e conetividade através da ligação a redes internacionais de alta capacidade de cabos de fibra ótica com a América do Norte, África e América do Sul. O Projeto SINES será um dos maiores ecossistemas de centros de dados com energia 100% verde a preços competitivos numa localização premium na Europa, que é a porta de entrada perfeita para a Europa e para o mundo. Para saber mais sobre a Start Campus, visite www.startcampus.pt.

Share your opinion