A Start Campus e a Exa Infrastructure, plataforma dedicada de infraestrutura digital de ligação entre a Europa e América do Norte, vão ligar Sines e Madrid através de duas novas linhas terrestres de dados, anunciaram hoje as empresas.
A expansão estratégica da rede da Exa para Sines “liga, assim, o projeto Sines 4.0, da Start Campus, um mega centro de dados em hiperescala de 495 MW, neste momento em construção, à infraestrutura principal da Exa em Madrid, Espanha”, lê-se no comunicado.
O novo hub de conectividade “será a porta de entrada para plataformas digitais europeias, africanas e americanas”, adiantam as duas empresas.
“Estamos muito contentes por estabelecer esta parceria com a Exa e trazer uma nova rota de rede para Sines, Portugal”, afirma Afonso Salema, presidente executivo (CEO) da Start Campus, citado em comunicado.
“Além de conectarmos o nosso projeto Sines 4.0, a nova rede recém-construída pela Exa estabelece as bases para uma nova era de conectividade para a Europa e para o resto do mundo. Estamos a construir um novo entroncamento continental para permitir acesso diverso e redundante a mercados-chave em toda a Europa e ao resto do mundo”, acrescenta o gestor.
Adianta que o compromisso da Exa em ligar o projeto Sines 4.0 a Madrid “com novas rotas é um passo importante para possibilitar e fortalecer a conectividade multicontinental de alta velocidade de e para Portugal”.
Já Steve Roberts, vice-presidente de investimentos em rede da Exa Infrastructure, garante que a empresa “continua a investir e a expandir” a sua rede para impulsionar o crescimento e sucesso dos seus clientes.
“Estamos a presenciar uma procura crescente por rotas de conectividade melhoradas para o sul da Europa e estamos satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Start Campus para atender a essa demanda, conectando Sines à nossa infraestrutura principal europeia”, salienta.